sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Fichamento do Artigo Científico

Linguística Aplicada             Tendências atuais da pesquisa em Linguística Aplica)da

Fichamento de conteúdo (ou resumo)

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Tendências atuais da pesquisa em Linguística Aplicada. Artigo de pesquisa científica.

       O artigo Tendências Atuais da pesquisa em Linguística Aplicada de Lopes-Rossi, apresenta as várias faces da Linguística Aplicada, tais como, uma breve passagem pela história da Linguística até as linhas de pesquisas atuais e que se utiliza de métodos de pesquisa para facilitar o entendimento, a compreensão dos estudantes familiarizando-os com o tema. 
       Inicia-se com a definição de linguística de acordo com alguns estudiosos, como Lobato, que define a linguística "como o estado científico da linguagem verbal humana (língua oral e escrita)", e que é a partir da publicação do "Cours de Linguistique Générale, de Saussure, que a linguística passa a ser estudada como ciência.
       Após o decorrer das décadas houve interesses de estudar as diferentes áreas da linguística todas tendo a língua como "objeto de estudos".
          A partir dos anos 80 inicia-se um estudo mais amplo no qual surgiram outras áreas e dentre elas a linguística aplicada está como subárea da linguística. No entanto, este artigo apresenta uma nova perspectiva no qual a linguística como um "fenômeno sociocultural", segundo Marcuschi.
    Na concepção atual vê a Linguística Aplicada como uma área "pluri | multi | interdisciplinar" pois ela trabalha com a integração de várias outras áreas tais como: Comunicação Social, Psicologia cognitiva, de desenvolvimento, História, Sociologia, própria Linguística, Didática e a Educação.
         As pesquisas na Linguística dependem dos "objetivos da pesquisa", partindo para um olhar voltado para a Educação tem-se a correlação entre o professor e o aluno, e o ensino da língua materna e da língua estrangeira em que seguindo a proposta da Linguística Aplicara tem a "linguagem como foco para as atividades de ensino".
      Apesar de ressaltar a importância da L.A no ensino das línguas a autora faz uma ressalva de grande relevância no qual a L.A. é uma ciência que se preocupa com o uso da linguagem pelas pessoas no mundo, segundo a citação de Moita Lopes, que o artigo apresenta, ou seja, segundo Kleiman, o foco da L.A não é a linguagem em si mas o conhecimento das práticas de uso e o aprendizado da língua em instituições.
        Devido a este foco da L.A. em que as linhas de pesquisas estão voltadas para a linguagem e o seu uso no contexto social, o artigo apresenta também os métodos científicos utilizados nas pesquisas da L.A. pois esta permite utilizar diferentes métodos e diferentes enfoques para que a L.A. adquira autonomia como ciência de acordo com Moita Lopes. 
        O desenvolvimento dessas pesquisas em L.A. bem como seus avanços, tem como objetivo, no âmbito educacional, principalmente no ensino da Língua Portuguesa, proporcionar uma amplitude no domínio da linguagem dentro dos diversos contextos sociais ao aluno, para que este tenha a possibilidade de se inserir no universo da escrita.

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